Plataforma para o Sucesso Académico

Com o intuito de se poder agir atempadamente e de forma preventiva em potenciais casos de abandono escolar, bem como para melhorar o sucesso académico, pretende-se criar um sistema de predição de estudantes em risco de abandono e de insucesso escolar. Este sistema será baseado em modelos preditivos recorrendo à inteligência artificial e à ciência dos dados, que assentam numa visão multidimensional dos estudantes – pessoal, académica, sociodemográfica e social.

O sistema de predição deverá ter as seguintes características principais:

• Identificação dos principais indicadores de abandono e de sucesso académico;
  • Reconhecimento e classificação das situações de estudantes em risco de abandono escolar e de insucesso académico, por forma a poderem tomar-se medidas tendentes à redução desses riscos;
  • Disponibilização das previsões em tempo real;
  • Utilização das fontes de informação do IPLeiria, recorrendo-se aos dados caracterizadores das dimensões pessoal, académica, sociodemográfica e social dos estudantes;
  • Implementação de um sistema de alertas para os casos de risco identificados.

Pretendem-se também monitorizar, ao longo de cada semestre letivo, as presenças dos estudantes nas aulas e avaliações e os seus acessos às plataformas eletrónicas de suporte ao ensino. Igualmente, se irão monitorizar os resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações intermédias das unidades curriculares. Estes caracterizadores académicos poderão ser outrossim utilizados pelos modelos preditivos.