
Programa de Formação e Desenvolvimento Pedagógico
Em linha com práticas de referência a nível nacional e internacional, o programa de Formação e Desenvolvimento Pedagógico tem como objetivo promover o conhecimento, assim como capacitar e apoiar o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e transversais dos docentes do IPLeiria. Pretende inspirar-se o corpo docente a promover um ensino de qualidade, considerando três áreas principais de atuação:
- Planificação das unidades curriculares e das atividades de ensino e investigação;
- Práticas pedagógicas inovadoras que coloquem o estudante no centro dos processos de ensino-aprendizagem;
- Otimização dos processos de avaliação e feedback.
Prevê-se a organização e implementação de um conjunto de ações de formação de curta duração, de caráter transversal, em áreas como:
- Capacitação de Professor/Tutor destinada à inclusão dos docentes no Programa de tutoria;
- Capacitação dos coordenadores de curso, e dos membros das respetivas comissões científico-pedagógicas, para os auxiliar no desempenho das suas funções, e para os integrar no Programa de tutoria;
- Capacitação pedagógica destinada aos novos docentes aquando da sua primeira contratação para o exercício de funções docentes numa das escolas do IPLeiria;
- Práticas inovadoras de ensino e aprendizagem;
- Diversificação das metodologias pedagógicas e integração dos instrumentos tecnológicos no processo ensino/aprendizagem;
- Metodologias de ensino/aprendizagem centradas no estudante, considerando os pressupostos da diferenciação pedagógica e da educação inclusiva;
- Metodologias de avaliação;
- Soft skills, coaching e inteligência emocional.
As ações de capacitação serão acompanhadas pelo desenvolvimento de recursos que auxiliem os docentes no apoio a estudantes em risco de abandono e a estudantes com reduzido sucesso académico.
Workshops . 2025
10 março
14h30 – 17h00
Avaliação de apresentações: A objetividade ao serviço da comunicação
WORKSHOP ONLINE
A apresentação oral de projetos e outros trabalhos, quer individuais quer em grupo, é frequente no Ensino Superior. A sua avaliação objetiva torna-se amiúde um desafio, quer para docentes quer para alunos. Por um lado, como docentes não somos especialistas em Public Speaking para reconhecer e avaliar objetivamente os critérios de sucesso de uma apresentação. Por outro, os instrumentos utilizados frequentemente promovem à partida avaliações subjetivas. Neste workshop vamos refletir sobre as estratégias e processos que nos permitirão avaliar com mais segurança e justiça os momentos de apresentações orais.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
31 março
14h30 – 17h00
Avaliação na Era da Inteligência Artificial: Reflexões pedagógicas
WORKSHOP ONLINE
Com o avanço da inteligência artificial o processo avaliativo, já complexo por natureza, enfrenta novos desafios. Neste workshop vamos explorar os impactos da inteligência artificial na avaliação, apresentando boas práticas pedagógicas e exemplos de como a utilizar para promover aprendizagens e estimular o pensamento crítico dos/as estudantes.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
1 abril
11h00 – 13h30
Avaliação 2.0: O Poder das Rubricas
WORKSHOP ONLINE
Uma rubrica é um instrumento que evidencia uma sistematização explícita do processo avaliativo de um produto de aprendizagem. Este instrumento facilita o processo avaliativo, torna-o mais transparente e promove melhores aprendizagens. Neste workshop vamos relacionar critérios, avaliação e rubricas avaliativas.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
NOVO
8 maio e
10h00 – 12h00
13 maio
15h00 – 17h00
Motivação e Envolvimento Ativo na Sala de Aula
WORKSHOP ONLINE
Este módulo centra-se na aprendizagem de estratégias para motivar alunos e envolvê-los em aprendizagens ativas, com foco na criação de ambientes de ensino dinâmico e envolvente.
Objetivos:
• Identificar fatores que contribuem para a desmotivação dos alunos.
• Implementar práticas pedagógicas que aumentem o interesse e o envolvimento dos alunos.
• Desenvolver abordagens criativas para estimular a participação ativa dos alunos na sala de aula.
Programa (Tópicos):
1. Compreensão dos Fatores de Desmotivação no ambiente académico
2. Estratégias para Criação de Aulas Dinâmicas e Interativas
3. Ferramentas Práticas para Envolvimento e Participação
4. Avaliação do Impacto de Aulas Motivacionais na Aprendizagem
Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Vagas: 40 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.
15 maio
17h00 – 19h30
Active learning & Aulas teóricas: Uma dupla inseparável
WORKSHOP ONLINE
O uso de metodologias ativas em sala de aula é amplamente reconhecido como uma prática eficaz no Ensino Superior, indicada por Chickering e Gamson em ‘Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education’. Apesar da eficácia comprovada por décadas de investigação, a metodologia expositiva ainda é frequentemente utilizada em aulas teóricas. Neste workshop vamos diferenciar aprendizagem ativa de passiva, explorar as suas vantagens e desafios com base e identificar estratégias de aprendizagem ativa adequadas para grandes grupos em aulas teóricas.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
19 maio
14h30 – 17h00
Active learning, Relação pedagógica e Introversão: Uma tríade inesperada
WORKSHOP ONLINE
A introversão de docentes e estudantes pode à primeira vista surgir como um obstáculo à implementação de metodologias ativas no Ensino Superior. Neste workshop vamos descobrir o que é a introversão, como podemos fazer dela um trunfo em ambientes ativos e como podemos criar um ambiente seguro de participação tanto para o corpo docente como para todos/as os/as estudantes, salvaguardando e potenciando a base de toda a aprendizagem: a Relação pedagógica.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
11 junho
9h30 – 12h00 + 14h00 – 16h30
Active Learning & IA: ChatGPT Como Ferramenta Pedagógica
WORKSHOP ONLINE
A inteligência artificial já é uma realidade tanto na sociedade em geral como no Ensino Superior, alcançando estudantes e docentes. Contudo, os receios do corpo docente podem inibir a utilização estratégica desta ferramenta, que apresenta um vasto potencial pedagógico. Neste workshop vamos usar o ChatGPT como consultor pedagógico na planificação e implementação de momentos ativos, bem como distinguir boas práticas da sua inclusão nas nossas Unidades Curriculares.
Vagas: 30 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
13 junho
16h00 – 18h30
Avaliação em Ambiente Ativo: Estratégias promotoras de aprendizagens
WORKSHOP ONLINE
A implementação de momentos ativos em sala de aula frequentemente levanta a questão: ‘Devo avaliar estes momentos? Se sim, como fazê-lo de forma eficaz?’. Neste workshop vamos explorar o papel da avaliação em momentos ativos, analisar diferentes estratégias de integração e refletir sobre o alinhamento dessas estratégias com a aprendizagem dos/as estudantes.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
NOVO
3 julho e
10h00 – 12h00
8 julho
15h00 – 17h00
Construção de Relacionamento Positivos: Educação para a Cidadania e Empatia
WORKSHOP ONLINE
Este módulo visa capacitar docentes para desempenharem eficazmente o papel de tutores, sensibilizando-os para a importância do acompanhamento de alunos e fornecendo competências essenciais para o desenvolvimento desta função.
Objetivos:
• Sensibilizar os docentes para a relevância do papel de tutor no desenvolvimento dos alunos.
• Capacitar tutores com ferramentas práticas para o acompanhamento e suporte educativo.
• Promover uma abordagem empática e estruturada na mentoria e tutoria de alunos.
Programa (Tópicos):
1. O Papel do Tutor: Responsabilidades e Impacto no Sucesso dos Alunos
2. Desenvolvimento de Competências de Empatia e Comunicação para Tutores
3. Ferramentas e Estratégias para o Acompanhamento Individualizado
4. Criando um Ambiente de Confiança e Resiliência para os Alunos
Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Vagas: 40 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.
7 julho
14h30 – 17h00
Planificação de Unidades Curriculares I: Os alicerces do sucesso académico
WORKSHOP ONLINE
A planificação de unidades curriculares é um processo estratégico que envolve diversos processos, nem sempre tranquilos para os/as docentes. Neste workshop vamos distinguir diferentes estratégias da planificação de unidades curriculares centradas no/a estudante, criar resultados e objetivos pedagógicos focados na aprendizagem e relaciona-los com o planeamento de estratégias de ensino aprendizagem e avaliação.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
8 julho
9h30 – 12h00
Planificação de Unidades Curriculares II: Alinhar para transformar
WORKSHOP ONLINE
No processo de planificação de Unidades Curriculares é fundamental que resultados, objetivos, metodologias de ensino e avaliação estejam alinhados, de forma a garantir aprendizagens bem como garantir a motivação e envolvimento do grupo de estudantes. O alinhamento construtivo, proposto por John Biggs (1996), continua a ser uma referência pedagógica no Ensino superior e contém a chave para uma planificação centrada no estudante. Neste workshop vamos distinguir este modelo de outros de planificação de unidades curriculares e identificar os passos para o aplicarmos nas nossas unidades curriculares.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
18 e 25 julho
10h30 – 13h00
What a FUC [Ficha Unidade curricular]?
WORKSHOP ONLINE
A ficha de unidade curricular (FUC) é um instrumento pedagógico pensado cuidadosamente pelos impulsionadores de Bolonha para promover o ensino centrado nos/as estudantes e garantir o alinhamento entre resultados de aprendizagem, métodos de ensino, avaliação e conteúdos programáticos. A sua utilização pressupunha que, ao preencher este documento, todos/as os/as docentes conseguissem alinhar as suas Unidades curriculares com os princípios chave de um ensino centrado no/a estudante. Na prática as FUC acabaram por tornar-se um dos maiores pesadelos de docentes, conselhos pedagógicos e coordenadores uma vez que o seu preenchimento, apesar de seguir diretrizes bem definidas, é complexo, atribulado e até enigmático.
O objetivo desta formação é explicitar as diretrizes do preenchimento correto das Fichas de Unidade Curriculares, baseando o mesmo nos princípios pedagógicos associados e permitindo aos/às participantes a sua integração. Dividir-se-á em três etapas: uma sessão inicial, onde serão explorados os diferentes campos da FUC e a sua importância pedagógica; uma segunda fase assíncrona, que permitirá aos/às docentes aplicar os princípios discutidos na construção da sua própria FUC e, por fim, uma sessão de feedback colaborativo, onde as FUC serão analisadas e discutidas em grupo.
Vagas: 30 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
21 julho
14h30 – 17h00
Primeira aula do semestre: O início da jornada pedagógica
WORKSHOP ONLINE
Que objetivos tem a primeira aula do semestre? Quais os componentes essenciais de uma primeira aula? Quais as boas práticas relativas a este primeiro momento? O que podemos fazer para criar um ambiente propício à aprendizagem? Neste workshop refletiremos sobre estas e outras questões relativas ao nosso primeiro encontro com os/as estudantes.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
28 a 31 julho
manhã + tarde
IPLEIRIA Active Learning Accelerator Bootcamp
WORKSHOP presencial
O Bootcamp IPLEIRIA Active Learning Accelerator é uma formação imersiva de 4 dias, desenhada para apoiar os/as docentes na implementação de métodos ativos de aprendizagem. Este bootcamp combina teoria, prática e trabalho colaborativo, proporcionando uma experiência promotora de aprendizagem. Durante o programa, serão explorados os fundamentos teóricos do active learning, experimentadas ferramentas práticas e vivenciados momentos de aprendizagem ativa em pequenos grupos. Com uma abordagem hands-on e dinâmica, os/as docentes terão a oportunidade de desenhar e testar estratégias que promovam um maior envolvimento dos estudantes, desenvolvendo competências que podem ser aplicadas de forma imediata no seu contexto pedagógico.
Vagas: 30 participantes
Inscrições abertas: até 31 de maio de 2025
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
16 e 17 setembro
manhã + tarde
1 Petabyte de Pedagogia: Acolhimento pedagógico
WORKSHOP presencial
O início da carreira de docente do Ensino Superior é associado, segundo Nicholls (2005) a uma “ansiedade entre o que os docentes sentem ser capazes de fazer, o que devem ser capazes de fazer e o que gostariam de desenvolver”. Na verdade, os docentes entram na academia como excelentes investigadores, mas sem conhecimentos pedagógicos que os preparem para enfrentar os desafios do ensino (Chadha, 2022). Esta formação abordará os princípios basilares das quatro áreas fundamentais do trabalho de um docente universitário: Planificação, Ensino, Tecnologia e Avaliação, apoiados em processos sustentados pela investigação com o objetivo final de promover maior confiança pedagógica nos primeiros passos da docência.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
6 outubro
manhã
Turn PowerPoint Around: Truques e dicas eficazes
WORKSHOP ONLINE
A utilização de slides em Microsoft PowerPoint constitui parte do quotidiano da atividade docente. Com a limitação do tempo dedicada à exploração do programa, é natural que as funcionalidades utilizadas sejam as essenciais, que permitem aparentemente resultados seguros. Com as diversas atualizações, o PowerPoint apresenta atualmente funcionalidades inovadoras, completas e facilitadoras da criação de slides eficazes e potenciadores de uma melhor comunicação visual. Neste workshop iremos abordar técnicas eficazes de criação de slides em PowerPoint, com o objetivo de tornar mais apelativas as apresentações disponibilizadas aos alunos.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
15 outubro
manhã
Feedback Pedagógico como ferramenta para o Sucesso
WORKSHOP ONLINE
“It’s the quality of the feedback rather than its existence or absence that determines its power”
Stiggins et al, 2004
Como docentes no Ensino Superior dar feedback aos alunos, quer formativo quer sumativo, quer oralmente ou por escrito, é uma tarefa quotidiana. Estaremos a fazê-lo de forma a realmente potenciar as aprendizagens dos alunos? Que regras existem para o alcançar? O que diz a investigação sobre as boas práticas? Neste encontro responderemos a estas e a outras perguntas sobre Feedback no Ensino Superior.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
20 outubro
manhã
Construção de Escolhas Múltiplas: A multiplicidade ao serviço da avaliação
WORKSHOP ONLINE
A avaliação desempenha um papel central no processo de ensino e aprendizagem, permitindo medir o progresso dos estudantes e orientar os processos educativos. Entre os métodos avaliativos, as perguntas de escolha múltipla destacam-se pela sua versatilidade e eficiência, mas a sua construção exige rigor e cuidado para garantir validade e fiabilidade (Haladyna & Rodriguez, 2013). Este workshop explorará os princípios fundamentais da criação de perguntas de escolha múltipla eficazes apresentando exemplos práticos e orientações baseadas na investigação científica.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
NOVO
6 novembro e
10h00 – 12h00
11 novembro
15h00 – 17h00
Inteligência Emocional para uma Educação de Impacto
WORKSHOP ONLINE
Este módulo centra-se no reconhecimento e na gestão eficaz de emoções nas interações educacionais, promovendo uma educação de impacto que inspira e envolve os alunos.
Objetivos:
• Reconhecer a importância da inteligência emocional no contexto educacional.
• Desenvolver habilidades para gerenciar emoções de forma positiva e construtiva.
• Aplicar princípios de inteligência emocional para motivar e envolver alunos.
Programa (Tópicos):
1. Fundamentos da Inteligência Emocional
2. Autogestão e Regulação Emocional em Contextos Académicos
3. Construção de Relacionamentos Positivos Através da Empatia
4. Uso da Inteligência Emocional para Envolver e Inspirar Alunos
Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Vagas: 40 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.
10 novembro
manhã
Método interrogativo: a Arte do questionamento
WORKSHOP ONLINE
“Good teaching is more a giving of right questions than a giving of right answers”
Josef Albers
O método interrogativo, utilizado de forma frequente no Ensino Superior, tem associadas diversas boas práticas relacionadas com o nível cognitivo das perguntas, o tempo envolvido, a forma de reagir às contribuições do grupo e muitas outras. Neste workshop iremos conhecer boas práticas associadas à planificação e implementação do método interrogativo em sala de aula.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
21 novembro
manhã
Avaliação contínua: Como ser um/a hacker da avaliação
WORKSHOP ONLINE
Os conceitos de avaliação contínua, formativa e sumativa são pontualmente utilizados de forma indiscriminada, tornando ainda mais desafiante a tomada de decisão de que tipo de avaliação aplicar em que contexto e que instrumentos utilizar para favorecer a justiça, a transparência e a aprendizagem. Neste workshop debruçar-nos-emos sobre os conceitos subjacentes ao processo avaliativo, abordaremos diferentes modalidades de avaliação aplicáveis ao Ensino Superior e, em específico, analisaremos possíveis aplicações de avaliação contínua em diferentes contextos.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
2 dezembro
manhã
A Magia da Comunicação Positiva no Ensino Superior
WORKSHOP ONLINE
A comunicação, quer escrita quer oral, é fulcral no estabelecimento da relação professor/aluno. A comunicação positiva é uma abordagem que nos permite criar um ambiente seguro na relação pedagógica e transmitir informações de forma profissional e empática. Neste workshop vamos definir comunicação positiva, listar os seus princípios, analisar exemplos de boas práticas e aplicá-las em exemplos específicos da interação em sala de aula.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
NOVO
4 dezembro e
10h00 – 12h00
9 dezembro
15h00 – 17h00
Diversidade e Respeito no Ambiente Académico
WORKSHOP ONLINE
Este módulo visa fomentar o respeito pela diversidade cultural, social e de género no contexto educativo, promovendo um Ambiente Académico inclusivo e igualitário.
Objetivos:
• Desenvolver competências interculturais entre docentes e alunos.
• Reconhecer e abordar preconceitos inconscientes que possam impactar o Ambiente Académico.
• Promover práticas de respeito pela diversidade como base para uma comunidade académica harmoniosa.
Programa (Tópicos):
1. Compreensão da Diversidade Cultural, Social e de Género
2. Identificação de Preconceitos Inconscientes no Contexto Educacional
3. Práticas para Promover o Respeito e a Inclusão
4. Construção de Ambientes Académicos Inclusivos e Equitativos
Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Vagas: 40 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.
11 dezembro
manhã
ECTS: Realidades ou extra-terrestres?
WORKSHOP ONLINE
25 anos após o processo de Bolonha, o impacto significativo dos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) ainda é amplamente subestimado nas UC. Neste workshop, vamos explorar o papel do sistema ECTS na definição da carga de trabalho dos estudantes, na distribuição de tarefas e sua planificação, bem como as reais implicações pedagógicas da implementação deste sistema.
Vagas: 50 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Sofia Sá
formadora
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2004, e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP). Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres – prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao/à docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos. Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia – IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
Workshops . 2026
NOVO
8 janeiro e
10h00 – 12h00
13 janeiro
15h00 – 17h00
Promoção de Valores de Inclusão no Ensino Superior
WORKSHOP ONLINE
Este módulo visa capacitar docentes para promover valores de inclusão, respeito e igualdade no Ambiente Académico, criando um espaço mais equitativo e acolhedor para todos.
Objetivos:
• Sensibilizar os participantes para a importância da inclusão no contexto educacional.
• Fornecer ferramentas para identificar e abordar situações de desigualdade.
• Criar e implementar estratégias para a construção de um Ambiente Académico inclusivo.
Programa (Tópicos):
1. Compreendendo os Valores de Inclusão, Respeito e Igualdade
2. Identificação de Barreiras para a Inclusão no Contexto do Ensino Superior
3. Práticas para Promover um Ambiente Académico Equitativo
4. Implementação de Programas de Inclusão e Monitorazação de Resultados
Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Vagas: 40 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.
NOVO
5 fevereiro e
10h00 – 12h00
10 fevereiro
15h00 – 17h00
Comunicação Assertiva e Escuta Ativa no Ambiente Académico
WORKSHOP ONLINE
Este módulo tem como objetivo capacitar professores para melhorarem as suas interações com alunos e pais, promovendo uma comunicação clara, eficaz e assertiva no Ambiente Académico.
Objetivos:
• Aprimorar a clareza e a eficácia da comunicação no contexto educacional.
• Desenvolver competências de escuta ativa para compreender melhor as necessidades de alunos e pais.
• Promover práticas comunicacionais assertivas para resolver conflitos de maneira construtiva.
Programa (Tópicos):
1. Princípios da Comunicação Assertiva no Contexto Académico
2. Ferramentas para a Escuta Ativa e Empática
3. Estratégias para Gerir Conversas Difíceis com Alunos e Pais
4. Dinâmicas de Grupo para Prática de Habilidades Comunicacionais
Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Vagas: 40 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.
NOVO
26 fevereiro e
10h00 – 12h00
3 março
15h00 – 17h00
Resiliência e Bem-Estar no Ambiente Académico
WORKSHOP ONLINE
Este módulo visa capacitar professores para reconhecer, gerir e reduzir os impactos do stress, promovendo equilíbrio emocional e prevenindo o burnout em Ambiente Académico.
Objetivos:
• Desenvolver práticas de autocuidado para o bem-estar pessoal e profissional.
• Identificar sinais de burnout e implementar estratégias de prevenção.
• Criar um ambiente educacional emocionalmente equilibrado e saudável.
Programa (Tópicos):
1. Entendendo o Stress e o Burnout no Contexto do Ensino superior
2. Práticas de Autocuidado e Bem-Estar no Dia a Dia
3. Estratégias para Promover um Ambiente Académico Saudável
4. Implementação de Programas de Resiliência no Ensino superior
Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Vagas: 40 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.
NOVO
entre janeiro e março
Gestão de Conflitos em Ambiente Escolar
WORKSHOP ONLINE
Este módulo visa ministrar técnicas práticas para identificar, prevenir e resolver conflitos no contexto académico, bem como analisar as melhores práticas para integrar a mediação no dia a dia do ensino superior, promovendo um ambiente educacional mais colaborativo e eficaz através de práticas de mediação.
Objetivos:
• Identificar as causas mais comuns de conflitos no Ambiente Académico.
• Capacitar os participantes para intervir de forma construtiva em situações de conflito.
• Aplicar técnicas de mediação para resolver situações de conflito de forma eficaz.
• Capacitar equipas diretivas para incorporar a mediação como ferramenta de liderança em ambiente académico.
• Desenvolver habilidades de mediação para liderar com empatia e eficácia.
• Criar e manter ambientes académicos mais pacíficos e harmoniosos.
Programa (Tópicos):
1. Identificação e Análise de Conflitos em Ambiente Académico
2. Estratégias para Prevenir e Gerir conflitos
3. Criação de Protocolos para Promoção de Ambientes Harmoniosos
4. Ferramentas Práticas para Resolução de Conflitos
5. Práticas de Mediação e Resolução de Conflitos
6. O Papel da Mediação na Liderança do Ensino Superior
7. Ferramentas de Mediação para Equipas Diretivas
8. Integração da Mediação na Cultura Organizacional do Ensino Superior
Duração:
16 horas [Síncrona]
14 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Vagas: 40 participantes
Inscrições abertas: até 48h úteis antes do início da formação.
Bionota formadora

Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.