Programa de tutoria

(docente/estudante)

Apresentação

O Programa de tutoria é um programa de apoio à gestão da carreira académica dos estudantes. Tem como missão promover a inclusão e sucesso dos estudantes,  potenciando o seu desenvolvimento académico, pessoal e profissional. O objetivo principal do programa é proporcionar aos estudantes e docentes do IPLeiria uma oportunidade de desenvolvimento das suas competências transversais (soft skills), contribuindo para a promoção da qualidade do ensino, o sucesso académico e a redução do abandono.

O trabalho de gestão académica é efetuado por tutores (docentes) que são responsáveis pelo acompanhamento de um grupo de estudantes durante o primeiro ano do curso. No caso particular dos estudantes com necessidades educativas específicas, o tutor, escolhido em função do seu perfil, deve articular a sua intervenção com a figura do “gestor de caso” criada no âmbito do Projeto 100% in®.

O Programa de tutoria propõe-se alcançar os seguintes objetivos gerais:

• Motivar os estudantes para o curso, nomeadamente apresentando algumas das possíveis saídas profissionais;
  • Promover estratégias de trabalho autónomo e de estudo regular;
  • Aumentar as aprendizagens significativas dos estudantes e contribuir para a melhoria do rendimento académico;
  • Monitorizar a forma como os estudantes acompanham o desenvolvimento das unidades curriculares ao longo do semestre (através das presenças nas atividades letivas e no acesso às várias plataformas eletrónicas de suporte), bem como os seus resultados nas avaliações, implementando-se para tal a plataform@sucessoacademico;
  • Aperfeiçoar as competências transversais (soft skills) de estudantes e docentes;
  • Detetar e prevenir situações de risco e encaminhá-las para as respostas institucionais;
  • Promover o sentimento de pertença institucional dos tutores e dos tutorandos.

Espaço Tutor

O tutor é um docente que acompanha, de forma personalizada, um pequeno grupo de estudantes do 1.º ano/1.ª vez (de licenciatura e/ou de curso técnico superior profissional), procurando que estes desenvolvam e explorem o seu potencial intelectual, emocional e interpessoal, promovendo a qualidade do ensino no IPLeiria. O tutorando é um estudante que se encontra no ano inicial de um ciclo de estudos (processo de adaptação) ou que, frequentando um ano diferente do 1.º ano de qualquer um dos ciclos, sinta necessidade e solicite um acompanhamento personalizado do seu percurso académico e/ou um aconselhamento pontual num processo de tomada de decisão (ex. mudança de curso ou escolha da área de especialização).

É docente do IPLeiria e quer colaborar no Programa de tutoria?