Programa de Mentoria
Apresentação
O programa de Mentoria é implementado com o apoio de estudantes de anos mais avançados (mentores) que, com as suas experiências e vivências académicas, prestam apoio e acompanham novos estudantes (mentorandos), com vista a facilitar a sua inclusão e adaptação na vida académica.
Durante o ano letivo, é realizado um acompanhamento regular e são levadas a cabo diversas atividades de carácter lúdico e de desenvolvimento pessoal e profissional, destinadas a promover o conhecimento de mais estudantes e mentores/as de outros cursos e escolas e o respetivo meio envolvente.
Instituto Politécnico de Leiria
Aprova do Regulamento do Programa de Mentoria do Instituto Politécnico de Leiria
Ano Letivo 2025/2026
Abertura da 2ªEdição do Programa de Mentoria do IPLeiria
Ano Letivo 2024/2025
Abertura da 1ªEdição do Programa de Mentoria do IPLeiria
Objetivos
O programa de Mentoria tem como objetivos gerais:
- Apoiar os mentorandos no seu acolhimento e incentivar a integração na sua nova Escola, promovendo o espírito de cooperação;
- Desenvolver competências complementares à formação académica de base (planos curriculares dos cursos), através da participação em atividades de desenvolvimento pessoal e profissional e iniciativas de caráter lúdico;
- Aproximar todas as partes envolvidas no Programa de Mentoria, fomentando o trabalho colaborativo e o networking;
- Fomentar a liberdade, a autonomia e a autoconfiança através do convívio e de intercâmbio cultural;
- Sensibilizar a comunidade académica para uma cultura de proximidade e de intervenção solidária que, através da responsabilidade coletiva e do respeito mútuo, promova um sentimento de pertença institucional;
- Desenvolver os valores democráticos no âmbito de uma cidadania ativa e participativa.
Espaço mentor
O mentor tem um papel muito importante e interventivo na vida académica e social dos estudantes do 1.º ano/1.ª vez, facilitando o processo de adaptação, inclusão e aprendizagem, incidindo sobretudo nas vertentes académica, social e pessoal. De entre o apoio prestado pelo mentor, incluem-se ações destinadas a apoiar os mentorandos no sentido de:
- Lidar eficazmente com os procedimentos associados aos atos académicos (matrícula e inscrição,…), bem como com os horários e com as avaliações das unidades curriculares;
- Tomar contacto com os serviços (cantinas, bibliotecas, reprografia, associação de estudantes, serviços académicos, entre outros) e respostas institucionais do IPLeiria;
- Relacionar-se e interagir com colegas do seu ano, curso e escola;
- Conhecer as diferentes iniciativas extracurriculares (tunas, festas académicas, práticas desportivas e de atividade física, programas culturais da agenda do IPLeiria, entre outras)
- Integrar-se na cidade de acolhimento (Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Pombal e Torres Vedras);
- Esclarecer dúvidas sobre o curso em que ingressam, o IPLeiria e a vida da academia;
- Auxiliar nas estratégias a adotar para a obtenção de sucesso académico;
- Estabelecer pontos de contacto pessoais, dentro da comunidade académica, a quem recorrer em caso de necessidade ou emergência.
A participação no Programa como mentor é reconhecida pelo IPLeiria no Suplemento ao Diploma de conclusão de curso.
NOVA EDIÇÃO 2025/2026
Queres ser mentor?
Espaço mentorando
Todos os novos estudantes do IPLeiria se podem inscrever como mentorandos através do preenchimento de um formulário de inscrição. Ainda que a inscrição deva ser feita no início do ano letivo, a qualquer altura do ano é possível manifestar o interesse em ser incluído no Programa de Mentoria.
NOVA EDIÇÃO 2025/2026
És novo estudante no IPLeiria e queres ter um mentor?
Ação de Capacitação para Mentores 2025/2026
6 novembro
15H30 – 17H30
WORKSHOP ONLINE
2.ª Ação de Capacitação para Mentores 2025/2026
Esta sessão de capacitação tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizagem prática e participativa, centrado nos direitos e deveres dos mentores. Pretende-se, ainda, esclarecer dúvidas e refletir sobre as responsabilidades e desafios inerentes a este papel fundamental no acompanhamento e integração de estudantes.
Destinatários: Até 40 estudantes
Bionota formadora
Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.
16 e 25 setembro
17H00 – 19H00
WORKSHOP ONLINE
Ser mentor: relacionamentos positivos e consultoria entre pares
Este módulo apresenta um modelo de consultoria entre pares para a resolução colaborativa de problemas, incentivando a troca de experiências e a construção de soluções em grupo.
Objetivos:
• Introduzir o conceito de consultoria entre pares no contexto do ambiente académico.
• Promover a troca de aprendizagens e experiências em contextos colaborativos.
• Desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas em equipe.
Programa (Tópicos):
1. Princípios da Consultoria entre Pares
2. Ferramentas para a Resolução Colaborativa de Problemas
3. Práticas de Escuta Ativa e Feedback Construtivo
4. Dinâmicas de Grupo para Fortalecer a Colaboração
Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]
Destinatários: Até 40 estudantes
Bionota formadora
Manuela Santos
formadora
Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.
Bionota Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves
Coordenadora Pedagógica
Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.