Programa de Mentoria

Apresentação

O programa de Mentoria é implementado com o apoio de estudantes de anos mais avançados (mentores) que, com as suas experiências e vivências académicas, prestam apoio e acompanham novos estudantes (mentorandos), com vista a facilitar a sua inclusão e adaptação na vida académica.

Durante o ano letivo, é realizado um acompanhamento regular e são levadas a cabo diversas atividades de carácter lúdico e de desenvolvimento pessoal e profissional, destinadas a promover o conhecimento de mais estudantes e mentores/as de outros cursos e escolas e o respetivo meio envolvente.

Regulamento n.º 947/2024

Instituto Politécnico de Leiria
Aprova do Regulamento do Programa de Mentoria do Instituto Politécnico de Leiria

Despacho n.º 252/2025

Ano Letivo 2025/2026
Abertura da 2ªEdição do Programa de Mentoria do IPLeiria

Despacho n.º 231/2024

Ano Letivo 2024/2025
Abertura da 1ªEdição do Programa de Mentoria do IPLeiria

Objetivos

O programa de Mentoria tem como objetivos gerais:

  • Apoiar os mentorandos no seu acolhimento e incentivar a integração na sua nova Escola, promovendo o espírito de cooperação;
  • Desenvolver competências complementares à formação académica de base (planos curriculares dos cursos), através da participação em atividades de desenvolvimento pessoal e profissional e iniciativas de caráter lúdico;
  • Aproximar todas as partes envolvidas no Programa de Mentoria, fomentando o trabalho colaborativo e o networking;
  • Fomentar a liberdade, a autonomia e a autoconfiança através do convívio e de intercâmbio cultural;
  • Sensibilizar a comunidade académica para uma cultura de proximidade e de intervenção solidária que, através da responsabilidade coletiva e do respeito mútuo, promova um sentimento de pertença institucional;
  • Desenvolver os valores democráticos no âmbito de uma cidadania ativa e participativa.

Espaço mentor

O mentor tem um papel muito importante e interventivo na vida académica e social dos estudantes do 1.º ano/1.ª vez, facilitando o processo de adaptação, inclusão e aprendizagem, incidindo sobretudo nas vertentes académica, social e pessoal. De entre o apoio prestado pelo mentor, incluem-se ações destinadas a apoiar os mentorandos no sentido de:

  • Lidar eficazmente com os procedimentos associados aos atos académicos (matrícula e inscrição,…), bem como com os horários e com as avaliações das unidades curriculares;
  • Tomar contacto com os serviços (cantinas, bibliotecas, reprografia, associação de estudantes, serviços académicos, entre outros) e respostas institucionais do IPLeiria;
  • Relacionar-se e interagir com colegas do seu ano, curso e escola;
  • Conhecer as diferentes iniciativas extracurriculares (tunas, festas académicas, práticas desportivas e de atividade física, programas culturais da agenda do IPLeiria, entre outras)
  • Integrar-se na cidade de acolhimento (Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Pombal e Torres Vedras);
  • Esclarecer dúvidas sobre o curso em que ingressam, o IPLeiria e a vida da academia;
  • Auxiliar nas estratégias a adotar para a obtenção de sucesso académico;
  • Estabelecer pontos de contacto pessoais, dentro da comunidade académica, a quem recorrer em caso de necessidade ou emergência.

 

A participação no Programa como mentor é reconhecida pelo IPLeiria no Suplemento ao Diploma de conclusão de curso.

NOVA EDIÇÃO 2025/2026

Queres ser mentor?

Espaço mentorando

Todos os novos estudantes do IPLeiria se podem inscrever como mentorandos através do preenchimento de um formulário de inscrição. Ainda que a inscrição deva ser feita no início do ano letivo, a qualquer altura do ano é possível manifestar o interesse em ser incluído no Programa de Mentoria.

NOVA EDIÇÃO 2025/2026

És novo estudante no IPLeiria e queres ter um mentor?

Ação de Capacitação para Mentores 2025/2026

6 novembro

15H30 – 17H30

WORKSHOP ONLINE

2.ª Ação de Capacitação para Mentores 2025/2026

Esta sessão de capacitação tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizagem prática e participativa, centrado nos direitos e deveres dos mentores. Pretende-se, ainda, esclarecer dúvidas e refletir sobre as responsabilidades e desafios inerentes a este papel fundamental no acompanhamento e integração de estudantes.

Destinatários: Até 40 estudantes

Manuela Santos

formadora

Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.

Ana Maria Maia Gonçalves

Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.

16 e 25 setembro

17H00 – 19H00

WORKSHOP ONLINE

Ser mentor: relacionamentos positivos e consultoria entre pares

Este módulo apresenta um modelo de consultoria entre pares para a resolução colaborativa de problemas, incentivando a troca de experiências e a construção de soluções em grupo.

Objetivos:
Introduzir o conceito de consultoria entre pares no contexto do ambiente académico.
Promover a troca de aprendizagens e experiências em contextos colaborativos.
Desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas em equipe.

Programa (Tópicos):
1. Princípios da Consultoria entre Pares
2. Ferramentas para a Resolução Colaborativa de Problemas
3. Práticas de Escuta Ativa e Feedback Construtivo
4. Dinâmicas de Grupo para Fortalecer a Colaboração

Duração:
4 horas [Síncrona]
4 horas [Assíncrona – Trabalho autónomo]

Destinatários: Até 40 estudantes

Manuela Santos

formadora

Manuela Santos, com um background académico na área de Direito, iniciou a sua atividade de formação em 2010. Especializou-se nas áreas de Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos e, em 2014, fundou a Academia Coaching na Hora.
Formadora e Gestora de Formação trabalha com organizações empresariais e educativas, onde ministra formação nas áreas das soft-skills.
Além da sua vasta experiência como Formadora nestas áreas, é regularmente convidada como oradora e coordenadora de projetos formativos destinados a promover o conhecimento e a capacitação de competências pessoais e relacionais em diferentes contextos.
Atualmente desenvolve formação e consultoria junto de empresas nacionais e multinacionais bem como junto de instituições de ensino públicas e privadas.

Ana Maria Maia Gonçalves

Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora certificada pelo IMI, ADRg e ICFML, tem mais de 30 anos de experiência internacional. É fundadora da ICFML, professora convidada na Universidade Católica Portuguesa Escola de Direito do Porto, membro do Painel Global de Mediação das Nações Unidas, Fellow do NCTDR e cofundadora da Alliance for Mediation Standards. Dedica-se ainda à criação de práticas que promovem o bem-estar, a inclusão, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos sistemas organizacionais de resolução de conflitos, contribuindo também para ambientes de trabalho mais produtivos.