Entre os dias 28 e 31 de julho, decorreu no âmbito do Observatório para o Sucesso Académico (OPSA 2.0) o Bootcamp IPLEIRIA Active Learning Accelerator, uma formação intensiva presencial que reuniu docentes do IPLeiria durante quatro dias.
O bootcamp teve como objetivo apoiar os/as docentes na implementação de métodos ativos de aprendizagem, proporcionando um espaço de experimentação, reflexão e colaboração. Com uma abordagem hands-on e dinâmica, os/as docentes tiveram a oportunidade de desenhar, testar e adaptar metodologias inovadoras, promovendo uma maior interação em sala de aula e o desenvolvimento de competências transferíveis para o seu contexto profissional.
A formação imersiva integrou ainda momentos de convívio, que favoreceram a interação entre docentes de diferentes escolas e áreas disciplinares, criando oportunidades para o reforço de laços e para a partilha de experiências.
A iniciativa, organizada pelo OPSA 2.0, sublinha a importância da formação contínua e da inovação pedagógica, reforçando o compromisso do IPLeiria com a qualidade do ensino e a promoção de práticas educativas que colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem.








